sexta-feira, 29 de abril de 2011

FECAM RECEBE VICE-PRESIDENTE TEMER


Fecam/RN promove encontro de vereadores com palestra do vice-presidente Michel Temer

A Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam/RN) promove no dia 7 de maio, o 7º Encontro de Vereadores do RN. O evento acontecerá às 9h, no Praiamar Hotel, em Natal e terá a presença do vice-presidente da República Michel Temer, que irá proferir palestra sobre reforma política no Brasil. Na ocasião ocorrerá também a posse da nova diretoria da Fecam/RN, que tem no comando o presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Edivan Martins.  

Assessoria de Comunicação
Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte - Fecam/RN
(84) 3211 - 0845/ 8704 - 5648/ 8832 - 2022

DO BLOG: LENILSON CUNHA NEWS


A PIADA DO DIA

Ontem na sessão da câmara municipal de Nova Cruz, o vereador  presidente daquela casa; Luiz da verdura querendo desfazer do ex-prefeito Cid Arruda disse que todas as obras do ex- prefeito Cid Arruda estavam acabadas, citou calçamentos ,quadras de esporte,rodoviária,praças etc...o vereador Nia Salú, pediu a parte ao vereador ele permitiu então o vereador Nia disse vereador vossa exceleñcia citou diversas obras feitas pelo ex- prefeito Cid Arruda que estão acabadas cite uma obra feita pelo prefeito Flavio Azevedo, respondeu o vereador Luiz da verdura digo agora :uma patrol , uma caçamba  e três ônibus, foi mais além quantas obras o ex- prefeito Cid Arruda, fez com recursos próprios,o vereador Nia Salú não respondeu, mas foram muitas vereador,posso citar algumas pra refrescar a sua memória, praticamente a construção de um outro cemitério, aliás, os senhores deveriam estar preocupados com esse assunto, afinal nem o terreno voces sequer adquiriram voce se lembra dos esgotos a céu aberto nas ruas 13 de maio,18 de abril capitão José da Penha, mirante Paulo Agostinho in memorian,praça do marco zero toda canalização de esgoto no ginásio poliesportivo de frente a casa do vereador Manga Rosa, lembra das enchentes nas casas das pessoas na rua 13 de maio, vossa excelência se lembra da rua Djalma Dutra a antiga rua do fogo, aliás aquela foi a primeira obra do prefeito Cid Arruda Câmara, lembra do barraco de Jacilene vereador, aquilo foi comprado com recursos próprios, hoje é uma área de lazer,a por falar em tranportes que não são obras vereador aliás eu fiquei muito envergonhado com a sua resposta vereador quem foi que lhe disse que Veículos auto motor são obras vereador, e por falar em veículos o ex-prefeito Cid Arruda Câmara adquiriu uma besta para a educação o senhor sabe o estado em que ela se encontra os tratores se lembra e as ambulâncias, o senhor tá lembrado!!vereador todas essas e muitas outras obras foram construídas com recursos próprios,e todas as outras obras que deixaram Nova Cruz, uma das cidades mais bonitas do Rio Grande do Norte em infra- estrutura todas tem a contra partida do município; só falta o senhor não saber disso, estamos bem na foto ou não, estamos falando do presidente da CÂMARA DE VEREADORES DE NOVA CRUZ< essa que já foi um dia  chamada de rainha do agreste.pra terminar vereador se eu pudesse escrever e gritar ao mesmo tempo gritaria ou então falaria bem baixinho no seu ouvido vereador veículos não são obras não.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

O MAIOR PARTIDO DO RN...


Fábio Faria: RN terá um dos maiores grupos políticos do PSD
Para lançar novo partido no Rio Grande do Norte, o presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, estará em Natal no próximo sábado (30).
O deputado federal Fábio Fária, que está de malas prontas para o Partido Social Democrático, afirmou na manhã desta quinta-feira (28) que o PSD vai nascer grande no Rio Grande do Norte, tendo um dos maiores grupos políticos em todo Brasil.
“Vamos fazer esforço em todo o Estado. Vamos visitar as regiões para fazer o trabalho de divulgação. A meta é conseguir o máximo que puder”, destacou o parlamentar, ao participar de entrevista no Jornal 96, da 96FM.
Para lançar o PSD no Rio Grande do Norte, o presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, estará em Natal no próximo sábado (30). Ele participará de um ato a partir das 15h, no Hotel Praia Mar, em Ponta Negra.
“Este ato pretende reunir as forças políticas do RN, as lideranças e o nosso grupo político. Com isso, daremos início à fundação do partido no Estado. Estamos no momento de recolher as assinaturas e, a partir desse ato, em mais 60 dias estaremos esgotando a quantidade de assinatura necessária em todo Brasil”, avalia Fábio Faria.
O deputado explica que pela força política que Gilberto Kassab tem somente em
São Paulo, onde ele é prefeito, o partido teria condições de recolher essas assinaturas. “Nesse contexto, o nosso estado deve ser um dos maiores grupos político do PSD, ficando atrás apenas da Bahia”, destaca.
Fábio Faria comentou ainda que cinco deputados estaduais do RN confirmaram mudança para o Partido Social Democrático. São eles: Ricardo Motta, Gesane Marinho, Raimundo Fernandes, Vivaldo Costa e José Dias. Além disso, o vice-governador Robinson Faria também tem conversado com os deputados Ezequiel Ferreira de Souza e Gustavo Carvalho.
“No âmbito nacional, hoje, o PSD conta com mais de 40 deputados federais e a expectativa é que junte 50 deputados, tornando-se a terceira maior bancada. Todos os dias novos deputados querem ingressar no partido, pois estão vendo que é uma realidade”, ressaltou o deputado potiguar.
Sobre possíveis conflitos com o DEM, Fábio Faria explicou que o PSD vai respeitar as lideranças do Democratas e, no Rio Grande do Norte, todo o partido se manterá na base aliada da governadora Rosalba Ciarlini.
“Conversamos com a governadora Rosalba Ciarlini e com o Carlos Augusto Rosado para explicar nossa situação. Explicamos que o PMN contava com cinco deputados federais e dois já tinham migrado para o PSD. Além disso, o governador do partido foi para o PSD e o único senador também. Então, tivemos que seguir o grupo", completa.

Fonte: nominuto.com

EDUCAÇÃO


Governo deve extinguir mais de 300 escolas em todo o Rio Grande do Norte
Um total de 346 escolas da rede estadual, a maioria na zona rural de municípios do Rio Grande do Norte, correm o risco de serem extintas pela Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC), porque, na maioria dos casos, estariam sem funcionar há vários anos. A informação é da subcoordenadora de Inspeção Escolar da SEEC, Maria Auxiliadora Albano. Desse total, 76 já estão com processo de extinção em tramitação e 270 ainda esperam o início desse procedimento. A governadora Rosalba Ciarlini fechou definitivamente ontem, através de decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), sete dessas unidades de ensino - uma na capital e seis no interior.
De acordo com o decreto da governadora, os professores, servidores e alunos das escolas serão remanejados para outras instituições mais próximas. A justificativa para a extinção da maior parte delas é a falta de alunos e, em um dos casos, está relacionada ao fato de funcionar em um prédio alugado, apesar de estar muito próxima a outras escolas da rede estadual. As unidades de ensino que deixaram de existir foram a Escola Estadual Professor Bartolomeu Fagundes (Natal), José Maria do Nascimento (Bodó), Francisco Pereira (Frutuoso Gomes), Jacu (Martins), Alto do Bonfim (Rafael Godeiro), Professora Dina Nunes de Brito (Umarizal), e a Escola Isolada Serrinha do Major (Antonio Martins).
Segundo Maria Auxiliadora Albano, as sete escolas tiveram suas atividades encerradas definitivamente por falta de alunos. A única que ainda tinha estudantes matriculados era a Bartolomeu Fagundes, na avenida Alexandrino de Alencar, que matriculou apenas 170 alunos ano passado. "Devido ao baixo número de alunos e ao fato da escola estar situada em prédio alugado à Maçonaria, pagando cerca de R$ 5.200 mil por mês, optamos pela extinção, porque nas proximidades existem duas outras escolas da rede estadual", explica Auxiliadora. Já no município de Antônio Martins, a medida foi tomada após ser decretada a aposentadoria da professora, em cujaresidência funcionava o estabelecimento de ensino.
Com relação às 346 escolas que podem ser extintas, ela alega que essa é uma medida necessária, porque estão sem funcionar há muito anos, repercutindo negativamente no Censo Escolar e obrigando seus antigos gestores a anualmente prestarem esclarecimentos à Receita Federal sobre a unidade executora que mantém o caixa escolar.
"O problema é que as escolas fecham e os ex-diretores continuam tendo que fazer declaração na Receita Federal, porque ainda não foi publicado nenhum ato de extinção do estabelecimento", disse Auxiiadora. A subcoordenadora informou que a maior parte dessas escolas estava sem funcionar há muitos anos e algumas só tinham uma sala de aula, que ficava na casa da professora ou diretora. Ela citou a Escola Rosário, no município de João Dias, que está fechada desde 2008, e a Escola Palmeira, no município de Patu, que desde 2002 não funciona.
"Desgaste social é forte"
"É muito difícil fechar uma sala de aula, imagine uma escola. Temos que trabalhar uma comunidade durante algum tempo, porque o desgaste social é muito forte. Parece ser um retrocesso, bom é criar escola que dá uma ideia de desenvolvimento", afirma a subcoordenadora de Inspeção Escolar da SEEC, Maria Auxiliadora Albano. Mas ela explica que, antes de uma escola entrar no processo de extinção, a Secretaria de Educação do Estado tenta repassar a responsabilidade do estabelecimento para o município, através de um regime de colaboração entre os entes federados, como prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
Quando o município não aceita e a comunidade não comporta mais de uma escola, é que é feito o processo de extinção e transferência dos alunos para outros estabelecimentos próximos. No caso da unidade ser do ensino médio, a Seec faz convênio com o município para prover o transporte escolar desses alunos até as escolas situadas na zona urbana, que normalmene têm laboratórios e bibliotecas. A maior dificuldade, reconhece ela, é com relação ao acervo da escola. "Tem muita gente que estudou ali há décadas e, se não tivermos cuidado esse acervo, se perde. Por isso, todo esse material será recebido e digitalizado pela Secretaria de Educação do Estado", garantiu a subcoordenadora.

Fonte: dnonline

quarta-feira, 27 de abril de 2011

É SÁBADO


Gilberto Kassab participa de evento do PSD no RN
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, estará em Natal no próximo sábado, dia 30, para participar do encontro de apresentação do Partido Social Democrático – PSD - no Rio Grande do Norte. O evento, organizado pelo Vice-governador do estado, Robinson Faria, e demais integrantes do grupo político, está marcado para às 15hs, no hotel Praia Mar, em Ponta Negra.
Deverão participar do ato deputados, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças de todo o RN que pretendem ingressar no PSD. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, conduz nacionalmente a criação dessa nova legenda e o Vice-governador do RN, Robinson Faria lidera o processo no Estado. Pelo menos cinco deputados estaduais e aproximadamente 50 prefeitos já manifestaram interesse em ingressar no PSD do Rio Grande do Norte.
O anúncio oficial da criação do PSD ocorreu no dia 21 de março deste ano. Já o Ato de Apoio à Fundação do Partido Social Democrático aconteceu em Brasília no dia 13 de abril, contando com uma adesão expressiva de parlamentares, além de diversos prefeitos e cinco vice-governadores. Esse foi o primeiro passo exigido pela lei para o surgimento da nova legenda.
A criação do partido será efetivada somente com o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e para isso deverá contar também com a assinatura de 500 mil eleitores em pelo menos nove estados brasileiros, o que segundo expectativa do próprio Kassab, deve ocorrer em um prazo máximo de 90 dias.

Fonte: ass Robinson Faria

terça-feira, 26 de abril de 2011

DEM COM OPINIÕES DIFERENTES


Políticos do DEM divergem sobre o futuro do partido

Com a crise nacional do DEM, que perdeu diversos parlamentares federais para o PSD, os políticos filiados a legenda no Rio Grande do Norte divergem do destino dos Democratas. O presidente nacional da legenda, o senador José Agripino Maia, ameniza a crise e afirma que o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, deverá ficar no partido.  “É especulação. O que apresento são fatos; o deputado Onix Lorenzoni conversou com o governador Colombo pessoalmente, Marco Maciel conversou também com ele. As notícias são de que ele não deixará o DEM”,  comentou.
José Agripino criticou duramente o PSD e disse que a legenda está a serviço do Governo Federal. “A oposição está sendo alvo de investida de um partido a serviço dos interesses do Palácio do Planalto. O DEM, como era o partido de origem de Kassab, está tendo uma ação muito tópica dele.  Ele (Gilberto Kassab) tem atuado contra o PPS, PSDB e DEM.  O partido atrai pessoas de oposição que querem encontrar forma de ir para o Governo”, destacou.
O líder do DEM disse ainda: “o PSD é um partido a serviço do Palácio do Planalto que tenta diminuir o tamanho da oposição”. O senador citou ainda que em São Paulo, principal foco de atuação de Gilberto Kassab, dos 76 prefeitos do DEM, 65 deverão permanecer na legenda.
O deputado federal Felipe Maia admite que a legenda vive um momento delicado, mas destaca que ainda é a quinta maior bancada na Câmara dos Deputados. “É um momento delicado, mas com quadros ainda que fazem com que o partido seja a quinta maior bancada da Câmara. Perdemos 12 deputados e ficamos com 34”, afirmou. Para ele, é o momento do DEM travar uma conversa interna e definir “o melhor destino”. “A diminuição dos quadros do DEM é também a diminuição de todos os partidos. O PSD está tirando pessoas de todos os partidos”, destacou.
Felipe Maia avaliou que não é o momento de pensar em fusão com o PSDB. “Se fala em fusão, mas não sei se é a melhor opção nesse momento. Talvez em algum momento se faça necessária entre os dois partidos. Conversas concretas estão ocorrendo entre os dois presidentes (PSDB e DEM), mas apenas analisando o quadro, não falando em fusão”, completou.
Único representante do DEM na Câmara Municipal de Natal, o vereador Ney Lopes Júnior  analisa a crise como “um sinal de que o partido precisa passar por um processo de reformulação”. Para o parlamentar municipal é preciso rever a questão ideológica e as próprias pessoas que ocupam os cargos dentro do DEM. “O partido vem na contramão da história. O Democratas passa por um momento de dificuldades e perdeu quadros importantes. É necessária uma reforma urgente para mostrar o papel do partido”, destacou Ney Júnior.
Questionado se é favorável a fusão do DEM com o PSDB, o vereador afirmou que “não é contra”. “Se o partido passar por uma reformulação a fusão é desnecessária. Ele (o partido) vem de muitos anos, apenas mudou o nome, mas precisa se adequar a nova realidade”, completou.

PCdoB oficializa entrada no governo de Kassab
São Paulo (AE) - O PCdoB, tradicional aliado do PT, agora faz parte do governo municipal de Gilberto Kassab. A oficialização aconteceu ontem com a posse do secretário especial de Articulação para a Copa de 2014, Gilmar Tadeu Alves. Os comunistas esperaram o desligamento de Kassab do DEM e a criação do PSD para integrar em definitivo a base governista na capital paulista, contrariando a vontade do PT municipal. Nacionalmente, o PCdoB continua na base do governo da presidente Dilma Rousseff.
A cerimônia de posse do novo secretário contou com a cúpula do partido no Estado e na capital paulista. O vereador Netinho de Paula, pré-candidato do PCdoB à sucessão de Kassab, e a presidente do diretório estadual, Nádia Campeão, foram destaques no evento e fizeram discursos acalorados. “O PSD é muito bem vindo na democracia brasileira. Nós saudamos a iniciativa do prefeito de criar um novo partido”, cumprimentou Nádia Campeão. A dirigente também elogiou a ideia do PSD de se juntar à base da presidente Dilma Rousseff. “O PSD vai se somar a este caminho”, disse. Além de Nádia e Netinho, participaram da posse o deputado federal Protógenes Queiroz, que já manifestou o desejo de disputar a Prefeitura de São Paulo, o deputado estadual Pedro Bigardi e o vereador Jamil Murad.
No Espírito Santo, o presidente estadual do Democratas, Rodney Miranda, admitiu ontem que o partido poderá ser extinto no Estado, tendo em vista a revoada de filiados para o partido de Kassab. “A aliança com o PSDB, no Espírito Santo, é muito difícil, pelas diferenças regionais. Cada localidade é uma realidade e cada partido tem uma postura diferente. O que pode haver é a extinção dos dois partidos e a criação de uma nova legenda, com a maioria dos parlamentares dentro. Essa é a única alternativa”, explica o deputado.

Fonte: tribunadonorte

domingo, 24 de abril de 2011

O QUE É UMA CPI VEREADOR NIA?


O Vereador Nia Salú e os demais EDIS não sabem nem para que serve uma CPI e estão a pedir uma, para debater a SAÚDE do Município de Nova Cruz.
Uma Câmara Municipal que vive em uma UTI de co-responsabilidade, com tudo o que está acontecendo de certo e de muito errado, em todas as áreas da administração pública no município, agora é que vem pensar em pedir uma CPI.
CPI caros vereadores NIA, ANTONIO GOMES,  BETO MARTINS, os que se dizem oposição e ainda falta Fernando Bezerra e Manga Rosa, que se elegeram por um sistema político contrário ao administrador atual, deveriam no mínimo, trabalhar na fiscalização do administrativo e o que todos os novacruzenses constatam é uma verdadeira socialização de erros entre os dois poderes.
Mais estamos vivenciando também, um ano pré eleitoral e tem uma turma querendo defender algum tipo de bandeira, para ver se é salvo em 2012, que é o ano do voto.

CPI na UTI da Câmara Municipal de Nova Cruz. Quero só saber quem será o relator...