terça-feira, 22 de maio de 2012

BRASILEIRÃO 2012. NOVA CRUZ NA FITA...


GIL “NOVACRUZENSE” NA REVISTA GLOBO ESPORTE

CAPA DA EDIÇÃO 2012
O jogador de futebol profissional, o “novacruzense” GIL, atleta que atua como volante do Coritiba Foot Ball Club, time da Série “A” do Campeonato Brasileiro, entra para história de nossa terra, como primeiro atleta profissional a figurar em revistas esportivas de circulação nacional. Está semana saiu à publicação anual do guia do Campeonato Brasileiro, a revista GLOBO ESPORTE, e trás em suas páginas tudo sobre o maior campeonato de futebol do mundo, que é o Brasileirão da Série “A” 2012.
Da página 52 á 57 é destacado a equipe do COXA, como é conhecido o Coritiba Foot Ball Club e mais precisamente na página 54 estão as fichas de cada um dos atletas da equipe parananense, e lá está a ficha de GIL:

GIL: NA 3ª FILA, 1ª COLUNA
FICHA DE GIL
José Gildeíxon Clemente de Paiva,
24 anos, nascido em 03/09/1987,
1,68 m e 66 kg,

mas... natural da vizinha cidade de Santo Antonio. Mesmo assim não deixando de ser novacruzense, pois foi aqui que Gil viveu sua infância, sua adolescência e nasceu para o futebol, jogando no campinho de futebol do bairro do Alto de Santa Luzia e disputou os primeiros campeonatos de futebol amador pela equipe do Esperança aqui em Nova Cruz. Quantas das vezes, eu mesmo preenchi fichas de atleta de Gil, para disputar as COPAS NOVACRUZENSES de 2001 até 2008.
Gil é filho do senhor Geraldo Clemente de Paiva morador do bairro do Alto de Santa Luzia e irmão de Geraldo Madureira que atuou no Botafogo do Rio de Janeiro. Madureira que passou por grandes equipes do futebol brasileiro não teve esse privilégio de ter seu nome em uma revista esportiva de publicação Nacional, mais deve estar muito orgulhoso do seu irmão GIL.
Gil foi atleta do Mogi - Mirim, Guaratinguetá,  Ponte Preta e vice-campeão paulista em 2010 pelo Santo André perdendo a final do paulistão para o Santos do NEYMAR e GANSO
Mesmo fazendo parte da equipe do Coritiba desde o ano passado GIL não estava fazendo parte das fichas de atletas nas revistas de circulação nacional, pois as mesmas publicam em torno de 16 a 18 atletas em suas edições de Guias do Campeonato Brasileiro, seja a revista GLOBO ESPORTE ou a revista PLACAR as quais adquiro todos os anos, tanto os Guias do Brasileirão, como os Guias de outras competições como a Copa do Brasil e Mundiais que a revista PLACAR costuma publicar.
Ah! Quanto à questão da naturalidade. Existem diversos NOVACRUZENSES nascidos em SANTO ANTONIO, PARNAMIRIM, NATAL, etc. é a falta de estrutura de nossa terra em ter filhos nascidos em outros municípios. Isso acontecia muito na década de 80, 90 deixou de ocorrer na administração do ex-prefeito Cid Arruda, mais torna a acontecer no momento atual.