sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

HISTÓRIA DE NOVA CRUZ - PARTE 3


03 de dezembro de 2011, 92 anos de emancipação política de Nova Cruz. O que comemorar?
Em outros tempos tínhamos muita empolgação neste período do ano. De qualquer forma, PARABÉNS, a minha cidade querida que é Nova Cruz.
Eu, Médici Cunha Lima, Esse bloguista que fez essas matérias, durante toda essa semana que antecede ao aniversário de nossa cidade. Matérias as quais tive que pesquisar junto a algumas pessoas e também me valendo do Fabuloso Livro “NOVA CRUZ RETRATO DE UMA HISTÓRIA” do meu querido Professor e Colega Professor Pedro Marinho das Silva “Professor Pedrinho”, foi meu Professor no Nestor Marinho e depois colega de Profissão no Colégio Rogério de Souza Alves, no Rogério ensinei Matemática Financeira e Português enquanto Professor Pedrinho ensinava História.
Se hoje o Professor Pedrinho fizesse a reedição do seu livro e tivesse que contar o momento social, cultural, econômico e político de nossa cidade certamente, passaríamos por constrangimentos com os cidadãos vizinhos nossos, apesar de a inetrnet mostrar como está Nova Cruz nos tempos de hoje.
AS FESTAS – ESTAMOS NO PERÍODO, MAIS FALTA AQUELE CLIMA...?
 De novembro a janeiro o comércio de Nova Cruz era impulsionado pela motivação que era dada pela administração Cid Arruda. Ruas enfeitadas, ruas limpas, servidores com dinheiro para fazer suas compras e o comércio com a certeza das boas vendas. Era visto no semblante de cada pessoa a alegria do final de ano. A quermesse promovida pela paróquia da Imaculada Conceição era muito bem freqüentada e em todas as noites, a virada de ano era para os novacruzenses e visitantes muito concorrida. Hoje há um esvaziamento, nossa comemoração do dia da emancipação se tornou uma comemoração de um partido político. Em 2009 e 2010 se teve um bolo de 15 metros e de cor verde em alusão ao partido do bacural o PMDB, as pessoas que até então não fossem ligadas ou não são ligadas ao prefeito atual, vão as festas, mais são constrangidas, como se as festas não fossem do povo de Nova Cruz e na festa da padroeira deste ano o cartão de visitas são as mesas, todas na cor VERDE. Foram feitas camisas na virada de ano com um enorme desenho de um jacaré e frases com alusão a política, isso espanta, expulsa os verdadeiros novacruzenses e visitantes. Já as ruas do centro estão ás escuras e com enfeites de Natal, de muito mal gosta. São aquelas estrelas, feitas de madeira e com gambiarras como luminárias. Por isso tem crescido bastante o número de pessoas que preferem ficar em suas casas.
A paróquia de Nova Cruz que me desculpe, mais tem uma grande parcela de culpa no esvaziamento, no constrangimento por que passa o povo de Nova Cruz, nas quermesses e na festa da virada de ano.
O QUE TEMOS PARA COMEMORAR...?
O atraso social, cultural que passa nossa cidade é enorme. Não adianta ter uma banda de música tacando, nos embriagando e a cidade se atrasando. O outro dia vai vir e com ele só muita dor de cabeça. Particularmente, tenho a certeza de vários novacruzenses de que infelizmente não temos nada para comemorar nesse ano que Nova Cruz está completando 92 anos.
Tenho também a certeza de que algumas pessoas são totalmente contra a essa opinião minha. Mais agente sabe o porquê são contra a essa humilde opinião.
03 de dezembro de 2011, 92 anos de emancipação política de Nova Cruz. O que comemorar?
Um município com cerca de pouco mais de 40 mil habitantes e que viveu anos muito bons, dentro desses 92 anos de “independência política”. Anos como os mais recentes, entre 1989 á 1992, quando da administração do ex-prefeito Targino Pereira e de 2001 á 2008 na administração do ex-prefeito Cid Arruda Câmara, prefeito que trouxeram o desenvolvimento e o fortalecimento do nome Rainha do Agreste.
Evidentemente, tivemos outros anos, muito bons, nas décadas de 50, 60 e 70, com grandes administradores que passaram pela história política de nosso município, como Ormildo Matos, Antônio Arruda, Lauro Arruda, Joanita Arruda, Severino Augustinho, José Peixoto Mariano, entre outros. Acontece é que foram períodos em que não se tinha a estrutura organizacional que se tem no mundo moderno de hoje. O prefeito nas décadas citadas não dispunha de tantos recursos e também de tantas leis, para regulamentar a administração pública, mais faziam o que podiam para elevar o nome de Nova Cruz além fronteiras de nossa região, e que tornaram a cidade, conhecida como a Rainha do Agreste.

COLABORAÇÃO PARA AS MATÉRIAS 'HISTÓRIA DE NOVA CRUZ'
DO LIVRO DO PROFESSOR PEDRINHO "NOVA CRUZ ´RETRATO DE UMA HISTÓRIA"