terça-feira, 24 de janeiro de 2012

SANTO ANTONIO DE LARANJAS

Laranjas

 ALDO HENRIQUE - VICE PREFEITO DE SANTO ANTONIO. PRÉ CANDIDATO A PREFEITO

A administração municipal da cidade de Santo Antonio está recheada de “LARANJAS”, segundo o vice-prefeito e populares daquela cidade do Salto da Onça a Gestão do Prefeito Gilson Geraldo, o seu secretariado é a cobertura de verdadeiras Laranjas, ou seja, existe a figura do secretário e por trás outra pessoa ligada, diretamente a família do Sr. Gilson Geraldo, recebendo do erário público. Carros agregados de propriedade dos secretários ou de familiares do mesmo, desvios de gasolina e atendimento de saúde, em surdina, na calada da noite pelo próprio prefeito, são a tônica da administração Gilson Geraldo da cidade de Santo Antônio, segundo os populares e o vice-prefeito Aldo Henrique, usando o espaço do jornal da 99 (rádio Talismã FM da cidade de Belém-PB), nesta terça-feira.
Aldo Henrique é o atual vice-prefeito e pré-candidato a prefeito de Santo Antonio.

SÁBADO DE FESTA PARA CID ARRUDA

CID É RECEPCIONADO POR AMIGOS
EM GILSON DA GALINHA
DESTAQUE: PRÉ CANDIDATO NENCA, CID ARRUDA E JOÃO DA PRAÇA
DESTAQUE 2: CID ARRUDA AO LADO DE CANINDÉ DA COMUNIDADE DO MARANHÃO
ROGERIO (EX-BACURAU), CID ARUDA, JOÃO DA PRAÇA, BETO (AGENTE DE SAÚDE), LENILSON COSTA, NENCA E O VEREADOR NIA SALU

OLHA SÓ ESSE TIME!"
COQUINHO, MARCELINO CONFEITEIRO, CID, NENCA E BETO
MEDICI CUNHA, ALOISIO SENA, GONZAGA, DR CIRUS, LENILSON E RAFAELZINHO
A GALERA
CID ARRUDA CONVERSANDO COM MORADORES DO PLANALTO

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

CID VOLTA A FALAR NA FM DE NOVA CRUZ...?

DESENCONTRO E REECONTRO. ISSO É A POLÍTICA

Passados exatos 11 meses e 15 dias o ex-prefeito Cid Arruda volta a fazer o programa Nação Nova Cruz na Rádio Agreste FM, de propriedade do vice-governador Robinson Faria. Cid Arruda havia declarado e anunciado seu rompimento com o governo Rosalba e Robinson, chapa que Cid contribuiu com sua eleição em 2010 e assumindo o governo, segundo Cid Arruda não se cumpriu com os compromissos com a parceria feita. O estopim do rompimento foi à nomeação da primeira dama de Nova Cruz, Dra Ana Carla Cartaxo, para a Diretoria da 3ª Dired no início de fevereiro de 2011 e teve a conseqüência do anuncio de Cid, no dia 05 de fevereiro, no programa Nação Nova Cruz pela radio Agreste o rompimento com o governo e conseqüente fechamento do programa pela Rádio do vice-governador. Cid Arruda passou sete meses sem fazer programa de Rádio, até que surgisse o espaço na Rádio Serrana de Araruna na Paraíba. Nesse meio tempo o vice-governador Robinson Faria, permanecia calado, sem dar declarações sobre o fato, até que fosse exibido uma entrevista na Rádio 98, programa repórter 98, em que Robinson declarou, sobre Nova Cruz que, “se Cid rompeu com a governadora também rompeu com o vice-governador Robinson Faria” e emendou de que: “em Nova Cruz meus verdadeiros amigos são o vereador Marcelo Cunha Lima e Marcelo Júnior”.
No mesmo período Robinson Faria vem a festa de São Pedro em Nova Cruz, dia 28/6, junto com a governadora Rosalba Ciarlini e recebe o prefeito de Nova Cruz Flávio Azevedo de braços abertos, na Rádio Agreste FM, fato que a mídia de blogs destacou como “as novas amizades de Robinson Faria”.
Agora Cid Arruda esta de volta a Radio Agreste FM. O programa Nação Nova Cruz será veiculado aos sábados na rádio do vice-governador de onde jamais poderia ter saído mais como em política tudo pode, tudo é possível e impossível.
Fico só imaginando o pensamento agora, do diretor da Radio Agreste, o Sr. José Carlos Oliveira, que no programa Robinson Faria que é exibido aos domingos e no domingo pós rompimento de Cid com o governo, o jornalista e apresentador José Carlos saiu-se com essa: “político sem mandato não vale de nada”, referindo-se a Cid Arruda e a Wilma de Faria. E agora José?
 
“POLÍTICA É A ARTE DE ENGOLIR SAPO...”
 
“POLÍTICA É A ARTE DO ENCONTRO, DO DESENCONTRO E DO REENCONTRO...”

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

FUTEBOL AMADOR DA PARAÍBA E DO RN


A Copa Talismã de Futebol temporada 2011/2012 entra na sua 2ª fase ainda com jogos envolvendo as equipes, dentro de cada estado.
Na Paraíba a 2ª Fase irão disputar 8 equipes classificadas da fase anterior, que tinha 12 equipes e que classificava as 8 melhores. Agora irão jogar em sistema de mata-mata, 1º x 8º; 2º x 7º; 3º x 6º e 4º x 5º, não tendo vantagem para nenhuma das equipes, apenas as de 1º á 4º irão jogar a segunda partida em seu mando de campo. As 4 equipes classificadas irão disputar a 3ª fase, denominada quartas-de-final interestadual PB x RN.
No Rio Grande do Norte a 2ª fase são 6 equipes divididas em 02 (dois) grupos com 3 equipes, jogando em turno único (jogos só de ida), classificando-se as duas melhores de cada grupo, para a disputa da 3ª fase que é as quartas-de-final interestadual.
 

Equipes classificadas na Paraíba:
GRÊMIO DE  BANANEIRAS
MUNICIPAL DE CAIÇARA
FLUMINENSE DE VILA MAIA (BANANEIRAS)
AGUIAS DE CRISTO DO BRAGA (CAMPO DE SANTANA)
SELEÇÃO BELENENSE DE BELÉM
ESPORTIVO SANTOS DE LAGOA DE DENTRO
UNIÃO DE CACHOEIRINHA (CAMPO DE SANTANA)
PALMEIRAS DE ROMA (BANANEIRAS)

Os confrontos na Paraíba:
DIAS 14 e 15
GRÊMIO DE BANANEIRAS X MUNICIPAL DE CAIÇARA
FLUMINENSE DE VILA MAIA X AGUIAS DE CRISTO
SELEÇÃO BELENENSE X ESPORTIVO SANTOS
DIA 22
UNIÃO DE CACHOEIRINHA X PALMEIRAS DE ROMA
Continuidade dias 21, 22, 28 e 29 com os jogos de volta

Equipes classificadas no Rio Grande do Norte:
GRUPO D
FORÇA JOVEM DE LAGOA DANTAS
TAXISTAS DE MONTANHAS
CIDADE DO SOL DE NOVA CRUZ
GRUPO E
BOTAFOGO DE 1ª LAGOA DE NOVA CRUZ
YPIRANGA DE MONTANHAS
PALMEIRAS DE GUARIBA (GOIANINHA)

Jogos da 1ª rodada:
DIA 15, DOMINGO
FORÇA JOVEM X TAXISTAS (folga a equipe Cidade do Sol)
BOTAFOGO DE 1ª LAGOA X YPIRANGA (folga a equipe do Palmeiras de Guariba)
Continuidade dias 22, 28 e 29

INFORMAÇÃO:
ZÉ CARLOS ANTÔNIO – COORDENADOR DA COMPETIÇÃO NA PARAÍBA
MÉDICI CUNHA – COORDENADOR DA COMPETIÇÃO NO RIO GRANDE DO NORTE

Rosalba contempla PR ao substituir secretário
A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) faz a sétima mudança no primeiro escalão da administração estadual ao anunciar ontem o nome do jurista Fábio Hollanda como novo secretário de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc). Ele substitui o também advogado Thiago Cortez, que deixa a gestão democrata alegando motivos particulares e a necessidade de retomar as atividades em seu escritório de advocacia. Com o ingresso do ex-juiz eleitoral a governadora contempla o Partido da República, cuja principal liderança, o deputado federal João Maia (PR), passa a integrar o arco de aliança do DEM no Rio Grande do Norte. O novo titular da Sejuc é também presidente municipal do PR.
Adriano Abreu Rosalba Ciarlini consolida a mudança na base aliada, ao nomear um filiado do PR para o secretaria do Rosalba Ciarlini consolida a mudança na base aliada, ao nomear um filiado do PR para o secretariado
A parceria entre democratas e republicanos se solidifica após conversas entre o deputado João Maia, o senador José Agripino - presidente nacional do DEM - e o esposo da governadora, Carlos Augusto Rosado. "Já tivemos conversas sobre as eleições municipais. Tentaremos nos aliar no maior número de municípios possíveis", destacou o presidente do DEM. Agripino, questionado sobre o ingresso do PR na base da governadora Rosalba Ciarlini, afirmava já na ocasião que esse fato seria conseqüência: "As conversas estão sendo sobre eleição municipal. Claro que sinaliza para participação no Governo, mas isso é conseqüência". Só não adiantou que seria tão rápido.
Fábio Hollanda tem um histórico ligado aos democratas potiguares. Ele foi assessor parlamentar da liderança do DEM no Senado quando José Agripino exercia a função de líder do partido. Ao falar sobre a aproximação com o PR, o senador disse que há uma decisão de ambas as legendas para tentarem um alinhamento, inclusive nos dois principais colégios eleitorais do Estado, as cidades de Natal e Mossoró. José Agripino evitou falar em nomes, mas afirmou que o "esforço" é para que a base de partidos que apóiam a governadora Rosalba Ciarlini possam lançar candidato único.
Os atos de exoneração e nomeação de Thiago Cortez e Fábio Hollanda estavam previstos para serem publicados na edição do Diário Oficial de hoje. Thiago Cortez fará a transmissão do cargo para o novo titular da Sejuc, que tomará posse segunda-feira (16), em horário a ser definido. O secretário adjunto da Sejuc, Edmilson Andrade, responderá interinamente pela Secretaria até que ocorra a posse do advogado Fábio Hollanda.
Rosalba Ciarlini já fez modificações também no Gabinete Civil, Consultoria Geral e nas Secretarias de Administração, Recursos Hídricos e Reforma Agrária.
Thiago alega motivos profissionais
O ex-secretário Thiago Cortez afirmou que deixa a Sejuc por sentir a necessidade de retomar as atividades como advogado. Ele observou que permanece na assessoria jurídica da governadora Rosalba Ciarlini. Thiago Cortez faz parte do escritório de advocacia comandado por seu pai, o jurista Ezequias Pegado Cortez. "Continuo aliado dela [da governadora], confiando nela e no Governo", enfatizou. O ex-secretário afirmou que pelo que é do seu conhecimento a alteração na estrutura do Governo não se deu por motivação política.
"É questão de ter um ideal de vida, o que você quer. Eu não tenho outra fonte de renda que não seja meu escritório, então foi válido esse período, mas eu preciso me dedicar no meu trabalho de advogado", disse. Thiago Cortez pontuou que considera o mais importante de sua administração a frente da Sejuc o resgate da credibilidade da instituição perante todos os órgãos públicos dentro e fora do Estado. Ele assinalou que o resgate da relação com a Secretaria de Defesa Social e com as Polícias Militar e Civil foram igualmente importantes.
Ele destaca que sai satisfeito. "Foi um ano sensacional, um ano em que a governadora nos deixou bem a vontade e o que pôde ser feito nós fizemos. É claro que tivemos dificuldades, mas eu continuo acreditando no Governo. As pessoas não subestimem a governadora. Ela é uma pessoa de fibra e de coragem", elogiou.
Hollanda assegura prioridade para Central do Cidadão
O novo secretário estadual de Interior, Justiça e Cidadania, Fábio Hollanda, disse que priorizará a retomada dos trabalhos nas Centrais do Cidadão e a ressocialização dos presos. "Queremos oferecer à população um serviço de excelência nas Centrais do Cidadão. Também vamos ampliar a quantidade de centrais e interiorizar ainda mais os serviços prestados. Há vários pontos que pretendemos melhorar com resultados para o Governo do Estado", afirmou. Ainda de acordo com Fábio, uma outra ideia é  repensar a questão dos presídios públicos, inclusive tentando pensar em possibilidades de ressocialização para as pessoas que estão afastadas do convívio da sociedade.
"Precisamos repensar o que estamos a fazer com os apenados e fazer com que a pena alcance o seu objetivo, trazendo de volta o cidadão para o convívio social", frisou. Fábio Hollanda defende que a pena precisa ter uma função social e não retirar o preso do convívio da sociedade. Ele assinalou que procurará o corregedor-geral do Tribunal de Justiça, desembargador Cláudio Santos, os juízes de Execuções Penais, assim como as entidades da sociedade civil, como a OAB, para discutir a melhor forma de atender aos anseios da sociedade. "Hoje temos um alto índice de reincidência de apenados", observou.
Fábio Hollanda admitiu também que o seu ingresso no Governo representa a continuação da parceria do PR com o Estado do Rio Grande do Norte. "O PR, ao lado da governadora Rosalba Ciarlini, trabalha em prol do desenvolvimento do Rio Grande do Norte. A aliança do DEM e PR é para o bem do Rio Grande do Norte", assinalou. Ao integrar uma das cadeiras do Tribunal Regional Eleitoral, o ex-juiz Fábio Hollanda chegou a julgar muitos processos onde figuravam como partes os políticos do DEM. Ele chegou inclusive a julgar ações contrárias à governadora Rosalba Ciarlini, então candidata em 2010.  Fábio Hollanda já tinha relação próxima com o DEM desde 2005, quando prestou assessoria parlamentar na liderança do partido no Senado Federal até 2007. Atualmente, no entanto, o advogado é o presidente do diretório municipal do Partido da República, comandado no Rio Grande do Norte pelo deputado federal João Maia. Ele destacou que atuará na pasta deixada por Thiago Cortez dando continuidade ao trabalho iniciado no início da gestão Rosalba Ciarlini. Em 2011, o ex-secretário enfrentou dificuldades sobretudo com a falta de recursos para gerir a pasta.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

ATÉ NOÉ NÃO QUER...?


Vereador Heráclito Noé desiste de ingressar no PSD e opta pelo PR
O vereador Heráclito Noé desistiu de ingressar no PSD, legenda presidida por Robinson Faria, e confirmou a filiação no PR, do deputado federal João Maia. Noé deixa o PPS do ex-deputado Wober Júnior.
O vereador afirmou que o ingresso do advogado Fábio Hollanda no PR foi determinante para ele também se filiar. “O fato determinante para a minha filiação no PR foi o convite feito pelo meu colega e amigo Fábio Holanda, que assumiu recentemente a presidência do diretório municipal. Aliado a esse fato, a admiração que eu tenho pelo deputado federal João Maia, que tive a oportunidade de conhecê-lo quando o assessorei na sua primeira campanha para deputado federal, apresentado que fui pelo meu amigo-irmão, Jaime Calado, prefeito de São Gonçalo Amarante”, revelou Heráclito.
No processo de infidelidade partidária, Justiça Eleitoral intima Heráclito Noé
O vereador Heráclito Noé (PR), que assumirá a secretaria chefe do Gabinete da Prefeita Micarla de Sousa, foi intimado pela Justiça Eleitoral para apresentar a defesa no processo em que é acusado de infidelidade partidária. Embora tenha sido eleito pelo PPS, Heráclito se filiou ao PR, do deputado federal João Maia.
No processo figuram como autores, além do próprio vereador Heráclito Noé, os diretórios do PPS de Natal e do Rio Grande do Norte, que requerem o mandato do parlamentar da capital potiguar.
O relator do processo no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte é o desembargador Vivaldo Otávio.

Fonte: panoramapolítico/tribunadonorte

Recurso do MP contra Wilma de Faria é negado
A 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte negou o recurso do Ministério Público que pedia a reconsideração de uma sentença inicial. Nesta sentença,o MP declarou incompetência para processar e julgar a suposta prática de improbidade administrativa da ex-governadora do Estado Wilma de Faria.
A sentença, contra a qual o MP moveu recurso, declinou o julgamento para o Superior Tribunal de Justiça. "Figuram entre os demandados pessoa que detém prerrogativa de foro nos termos do artigo 105, da Constituição Federal, que é a demandada Wilma Maria de Faria, à época dos fatos exercendo o cargo de Governadora do Estado", ressaltou o magistrado de primeiro grau, que também acrescentou:
"Observa-se, a propósito, que tanto o STJ reconheceu a competência daquela Corte em relação a julgamento das ações de improbidade administrativa contra Governador de Estado, como o Tribunal de Justiça do RN reconheceu ser de sua competência o julgamento das ações de improbidade contra os detentores de foro por prerrogativa da função, nos termos da Constituição do Estado, mas em nenhuma delas há qualquer menção ao fato de terem os demandados deixado os cargos que exerciam".
A decisão no TJRN manteve, desta forma, a sentença original e acrescentou que o recurso específico, movido pelo MP (Agravo), deve se limitar a fatos excepcionais motivadores da reforma da decisão agravada, em especial, se proferida em desatenção à lei, o que, no caso em demanda, não se configurou.

Fonte: tribunadonorte

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

DEPUTADOS QUERENDO PREFEITURAS...


Na AL, 20 por cento dos deputados querem disputar prefeituras
Menos de um ano após tomarem posse, cinco deputados estaduais já planejam trocar de função e disputar, em outubro, uma cadeira de prefeito. A média é de 20% da Assembleia Legislativa, que dispõe de 24 parlamentares. Se somados aos que devem participar ativamente do pleito, seja na condição de protagonistas ou de apoiadores de familiares em primeiro grau, esse cálculo passa a ser de 15 (ou 61 %). Os deputados Fernando Mineiro (PT) e Hermano Morais (PMDB) são pré-candidatos declarados em Natal. Assim como eles, Larissa Rosado, do PSB, já cumpre agenda de futura candidata em Mossoró. Esses três se juntam a Poti Júnior, cujo nome já figura nas listas de candidaturas do PMDB para a disputa majoritária em São Gonçalo do Amarante; e Gilson Moura, que embora já enfrente resistências dentro da própria sigla, o PV, poderá ser o nome dos verdes na campanha de Parnamirim.
Adriano Abreu Deputados vão participar da campanha eleitoral com candidaturas ou apoio a candidatos Deputados vão participar da campanha eleitoral com candidaturas ou apoio a candidatos
As convenções ocorrem somente em junho e os parlamentares não necessitam se licenciar para a disputa. Um dos poucos casos isolados, no entanto, é o de Larissa Rosado. Ela tem afirmado que o processo eleitoral em Mossoró é acirrado e que precisa de um contato ininterrupto com a população. Por isso, a parlamentar deverá pedir licença do cargo de deputada cedendo a vaga ao suplente, o advogado Lauro Maia (PSB), filho da pré-candidata em Natal, Wilma de Faria (PSB). Neste período, Larissa transfere inclusive o colégio das duas filhas, que estudam em Natal, para uma das escolas da cidade oestana.
Larissa já vive um cenário consolidado quanto a sua candidatura, quadro que se repete entre os deputados estaduais nos casos de Mineiro e Hermano, que também já foram avalizados pelas legendas as quais pertencem. De qualquer maneira, ao fim dos arranjos estaduais, o número de deputados que realmente vão concorrer a eleição pode - e geralmente é - menor por causa das alianças.
A Assembleia Legislativa conta ainda em seus quadros com cabos eleitorais potenciais, mas que não concorrerão ao pleito. São os prováveis impulsionadores de candidaturas de parentes próximos. Um exemplo é o próprio presidente da Casa. O deputado Ricardo Motta (PMN) será o principal cabo eleitoral do filho, Rafael Motta, pré-candidato a vereador em Natal. Situação semelhante ocorre com Agnelo Alves (PDT), que participará da campanha do filho Carlos Eduardo Alves (PDT); Antônio Jácome, que também se somará ao projeto do filho Jacó; e Getúlio Rêgo, que ajudará na sucessão de Leonardo Rêgo, no município de Pau dos Ferros.
Dos 24 parlamentares da AL somente Fábio Dantas (PHS), José Dias (PSD), Leonardo Nogueira (DEM), Raimundo Fernandes (PMN), Vivaldo Costa (PR) e Walter Alves (PMDB) não dispõem de parentes em primeiro grau na disputa.  A média de parlamentares diretamente envolvidos (neste caso somente por candidatura própria) é ligeiramente inferior à do Congresso Nacional, que é de 21%, segundo levantamento do jornal Folha de São Paulo.
Na bancada federal, dois são pré-candidatos
No caso dos deputados federais potiguares a média de parlamentares possivelmente candidatos a cargos majoritários é de 25%. Dos oito dois deles - um com pré-candidatura lançada, caso de Rogério Marinho (PSDB) - e outro com o pé na disputa - Paulo Wagner, do PV - podem concorrer respectivamente nos municípios de Natal e Parnamirim. O pevista pode vir a ser a surpresa das convenções. Ele já disputa internamente no PV com o deputado estadual Gilson Moura a condição de candidato da legenda no município da Grande Natal. O nome de Wagner inclusive seria no momento o mais simpático à prefeita da capital e presidente estadual do PV, Micarla de Sousa.
Com a indefinição da participação dos pevistas em Natal, a chefe do Executivo estaria apostando em uma maior capilaridade do deputado federal que, além disso, cederia, caso eleito, a vaga de parlamentar federal à Rosy de Sousa, suplente do PV e irmã de Micarla de Sousa.
A Câmara Federal tem ainda em seus quadros a deputada Sandra Rosado (PSB), mãe de Larissa Rosado, e que costumeiramente tem uma passagem contundente e demorada durante as eleições do principal reduto eleitoral, que é Mossoró. Os demais parlamentares, Henrique Alves (PMDB), Fábio Faria (PSD), Fátima Bezerra (PT), João Maia (PR), Felipe Maia (DEM), embora se espere deles uma participação relevante e efetiva no pleito, não têm parentes em primeiro grau na disputa.
'Candidatura ao Executivo reforça rede de apoio'
O cientista político João Emanuel Evangelista, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), observou ontem, em entrevista à TRIBUNA DO NORTE, que é uma característica do sistema político brasileiro - e em especial do Rio Grande do Norte - que cidadãos com mandatos eletivos busquem visibilidade ou projetar membros da própria família, aumentando, assim, o poder de influência. Para ele, o político, em geral, não tem nada a perder se competir no meio do mandato. "No Brasil tem a seguinte situação: por mais que tenha um sistema político que equilibre todos os poderes é evidente que o Executivo tem uma prevalência. Então, há um conjunto de mecanismos institucionais e, na verdade, o Poder Excecutivo é realmente o poder mais forte no Brasil e é mais ou menos dentro do esperado que um deputado ou vereador queria se candidatar a um cargo quando isso não traz um risco de sobrevivência política, ao contrário, pode significar ascensão"
Ele explicou que, na pior das hipóteses, se o candidato não se eleger, consegue reforçar os laços e a rede de apoios que podem viabilizar com maiores chances a sua recondução ao Legislativo. "Além de ter a oportunidade de reativar e confirmar os laços de apoiadores é a oportunidade de firmar imagem pública maior e positiva. Trocando em miúdos, o político só tem a ganhar", pontuou o professor da UFRN. Para ele, o político, em geral, não tem nada a perder se competir no meio do mandato.

Ele destacou também que, na ausência de uma instituição política que faça o papel de mediador e consolidador de um projeto, prevalece a busca dos laços familiares para substituir o alicerce partidário. "O que sobra é contar com uma outra instituição que faça isso e quem substitui é a família. É através dos familiares que você tem capacidade de segurança e de fidelidade. Isso acaba criando 'partidos de familiares'", enfatizou, para emendar: "Como os partidos no Brasil tem uma certa fragilidade história outras instituições acabam como substitutos dos partidos".

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

EX PREFEITO CARLOS EDUARDO É O PREFERIDO EM NATAL


Pesquisa traz avaliações dos governos
 CARLOS EDUARDO COM FOLGA NA PESQUISA
A pesquisa  Sinduscon-Consult, divulgada ontem, apresentou números sobre as avaliações dos governos da presidenta Dilma Rousseff, da governadora Rosalba Ciarlini e da prefeita Micarla de Sousa. Apenas a presidenta teve índices de aprovação acima dos 50 pontos percentuais. A administração de Micarla de Sousa é desaprovada por 90,2% da população. Somente 5,6% dos entrevistados afirmaram aprovar a gestão da capital potiguar e outros 4,2% disseram não ter opinião formada sobre a administração. O Governo Rosalba Ciarlini, que completou um ano no dia primeiro de janeiro, é desaprovado por 59,6% da população natalense e aprovado por 25,1%. O Governo Dilma Rousseff é aprovado por 63,5% das pessoas e desaprovado por 23,8%.
Alex RégisCarlos Eduardo, pré-candidato pelo PDT, fica acima dos 40 pontosCarlos Eduardo, pré-candidato pelo PDT, fica acima dos 40 pontos
A maior reprovação de Micarla de Sousa é na zona Oeste, onde ele chega a ter 94,8% de negativa. A menor desaprovação é na zona Norte, onde 87,7% da população disse desaprovar a gestão municipal.
A sondagem também questionou os eleitores entrevistados sobre qual o maior problema enfrentado hoje pela população de Natal. A maioria apontou "segurança, drogas, violência e policiamento" (39,6%). Em segundo lugar entre os maiores problemas da população ficaram "saúde e falta de hospitais (21%). Também foram apontados "limpeza urbana, lixo, coleta e sujeira" (7,2%), "saneamento básico e esgoto" (5,8%), buracos (3,7%), educação (3,4%), transporte (3,4%), trânsito (3,1%), desemprego (3%), calçamento (2,7%) e "todos" esses problemas (2%).
Essa parte administrativa da pesquisa teve os questionários aplicados entre os dias 18 e 22 de dezembro de 2011.
Espontânea e rejeição
Os números divulgados da sondagem Sinduscon-Consult também trouxe dados sobre intenção de votos. A pesquisa espontânea, ou seja, quando o entrevistador não cita nomes dos candidatos e deixa o eleitor livre para citar qualquer um. 64,9% das pessoas afirmaram que não sabem em quem votar. 10,1% disseram que não votam em nenhum dos candidatos. Na espontânea o ex-prefeito Carlos Eduardo ficou com 16,6%, Wilma de Faria aparece com 4,6% e Fátima Bezerra (PT) com 0,9%.
A prefeita Micarla de Sousa surge com 0,6% e o deputado federal Rogério Marinho com 0,5%. Hermano Morais está com 0,4%.
No quesito rejeição a liderança é de Micarla de Sousa. 63,5% das pessoas afirmaram que não votarão nela "de maneira alguma". A segunda no ranking é Wilma de Faria, que foi rejeitada por 4,9% dos entrevistados. Em terceiro ficou Fábio Faria com 3,6%. Carlos Eduardo é o quarto lugar com 3,3%.

Essa parte eleitoral da pesquisa foi aplicada entre os dias 4 e 7 de janeiro.
Carlos Eduardo tem 42,8% e Wilma 19,1%
O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT) lidera a pesquisa eleitoral do Sinduscon-Consult. Ele aparece com 42,8% da preferência do eleitorado. Já a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) está com 19,1%. O estudo, registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte com o número 001/2012, entrevistou mil pessoas no período de 4 a 7 de janeiro de 2012. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. Essa é a primeira pesquisa registrada para o pleito eleitoral da capital potiguar.
O terceiro colocado foi o deputado federal Rogério Marinho (PSDB) com 5,2%. O deputado estadual Hermano Morais (PMDB) aparece com 3,3% e o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) surge com 2,6%. Já o deputado federal Felipe Maia (DEM) está com 2,2% e a prefeita de Natal Micarla de Sousa (PV) com 2,1%. O último colocado no ranking é o deputado federal Fábio Faria (PSD) que ficou com 1,6%. Dos entrevistados, 12% afirmaram não votar em nenhum dos candidatos e outros 9,1% disseram não saber em quem votar.
"Dos oito nomes que foram postos, três já entraram no Executivo, Carlos Eduardo, Wilma de Faria e Micarla de Sousa. Pela administração não aprovada de Micarla, o parâmetro de boa administração tem como espelho a de Carlos Eduardo e de Wilma", analisou o diretor da Consult, Paulo de Tarso Teixeira.
A pesquisa Sinduscon-Consult também procurou saber em quem o eleitor da capital potiguar votaria como segunda opção, caso o primeiro candidato escolhido por ele não dispute o pleito. O estudo mostrou que 39% dos eleitores de Carlos Eduardo afirmaram que poderiam também votar em Wilma de Faria. Já 55,5% dos que disseram votar na ex-governadora do PSB apontaram que teriam Carlos Eduardo como segunda opção.
Dos eleitores de Hermano Morais, 21,2% disseram votar em Rogério Marinho (PSDB). Dos que afirmaram votar em Rogério, 30,8% disseram que poderiam também votar em Carlos Eduardo. 38,1% das pessoas que preferem Micarla de Sousa disseram que poderiam votar também em Carlos Eduardo.
Durante o anúncio da primeira pesquisa, o presidente do Sinduscon, Arnaldo Gaspar Júnior, confirmou que o presidente estadual do PP, vereador Sérgio Andrade, telefonou pedindo para na próxima pesquisa ser incluído o nome do vereador Albert Dickson (PP) como pré-candidato a prefeito da capital potiguar.
Já o presidente estadual do PSD, vice-governador Robinson Faria, enviou correspondência ao Sinduscon pedindo para o nome do deputado federal Fábio Faria ser retirado da pesquisa. "A correspondência chegou após a pesquisa já ter sido registrada no Tribunal Regional Eleitoral por isso o nome do deputado foi mantido. Mas na próxima pesquisa será retirado, conforme o pedido", disse Arnaldo Gaspar Júnior.

A divulgação da primeira pesquisa Sinduscon-Consult estava prevista para quarta-feira da semana passada, dia 4 de janeiro. Mas, na véspera, a assessoria do Sinduscon informou que o resultado só poderia ser divulgado ontem, uma vez que o Tribunal Regional Eleitoral não disponibilizara com antecedência o link para registro. Ontem, o relatório da pesquisa informou que o levantamento foi feito entre os dia 4 e 7 de janeiro, ou seja, a partir do dia em que estava, inicialmente prevista a divulgação.
O diretor da Consul explicou que após o registro foi necessário uma nova pesquisa de intenção de voto, uma vez que a feita para divulgação no dia 4 de janeiro ficaria desatualizada. Apenas a parte sobre a avaliação administrativa dos governos, que não precisa de registro na Justiça Eleitoral, foi mantida com os dados obtidos a partir dos questionários aplicados entre os dias 18 e 22 de dezembro.

Fonte: tribunadonorte