segunda-feira, 5 de abril de 2010


Assembleia aprova projetos que reajustam salários de servidores



O cenário era de plenário e galerias lotadas. E nem mesmo o clima de disputa entre oposição e situação, acirrada pela proximidade das Eleições, impediu que os deputados entrassem em consenso para aprovação de todas as matérias. A sessão extraordinária começou com a dispensa de tramitação das projetos, possibilitando a publicação ainda este ano, em respeito a legislação eleitoral.

Das galerias lotadas, os servidores de todos os órgãos envolvidos puderam entender como funciona o trabalho legislativo. Os deputados apresentaram as dúvidas em relação aos projetos. O líder do PMDB, Deputado José Dias, criticou a falta de tempo para estudar a matéria. O parlamentar afirmou que no projeto da Polícia Civil não está clara a dotação orçamentária para a implantação dos reajustes. “O governo teve sete anos e três meses para cumprir as suas obrigações e usou o último dia para fazê-lo”, criticou. José Dias afirmou que a “enxurrada de projetos” impede que ele tenha profundidade no debate, mas anunciou o voto favorável, ressaltando que hoje era o dia em que estava “mais envergonhado como deputado”.


O debate ainda contou com participação dos deputados Fernando Mineiro (PT), Larissa Rosado (PSB), Gustavo Carvalho (PSB) e Márcia Maia (PSB) que elogiaram os projetos, que garantem reajustes para os órgãos: Polícia Civil, Gabinete Civil, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e Fundação José Augusto. Para o deputado Fernando Mineiro é “melhor ouvir críticas de que os projeto só chegou agora do que não fazer nada”.


Depois do consenso, o Presidente da Assembléia, deputado Robinson Faria, pediu a colaboração dos colegas para que a aprovação fosse feita até o meio-dia, para que a Governadora Wilma de Faria, autora dos projetos pudesse assinar ainda como chefe do Poder Executivo. Os deputados atenderam ao apelo e iniciaram a votação em bloco de todos os projetos e emendas. A votação nominal acabou com a aprovação unânime dos presentes, um resultado muito comemorado pelas galerias. No final, o Presidente Robinson Faria recebeu representantes de todas as categorias para a assinatura dos projetos aprovados, e convocou a Sessão Solene de transmissão de cargo de governador, para as 16 horas desta quarta-feira, no Plenário Clovis Motta da Assembléia Legislativa.



FONTE: Assessoria de Imprensa da AL/RN

Nenhum comentário: