terça-feira, 18 de março de 2014

SANTO ANTONIO RN - AÇÃO PARLAMENTAR



Projeto de Autoria do 
Vereador Júnior Nogueira.
VEREADOR QUER INSTITUIR O PARLAMENTO JOVEM SANTOANTONIENSE

Você tem o perfil para mudar Santo Antônio/RN. O vereador Júnior Nogueira já protocolou na Câmara Municipal um projeto de resolução que cria e institui o Parlamento Jovem Santoantoniense naquela casa. Segundo o vereador, o projeto será votado na sessão do dia 26/03 às 14hs.

O Parlamento Jovem será constituído por alunos matriculados regularmente nos nonos anos do ensino fundamental e todos os anos do ensino médio, escolhidos em processo eleitoral realizado sob a responsabilidade das Escolas do Município representadas no Parlamento Jovem. O número total de membros do Parlamento Jovem deverá ser equivalente ao de Vereadores do Município, composto por onze vereadores.

O Parlamento Jovem é realizado semestralmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara, em que os estudantes tomam posse e atuam como Jovens Vereadores.

São objetivos do parlamento:

- Estimular a formação política e cidadã de estudantes, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular no Parlamento.
- Levar os jovens a se interessarem pela agenda sociopolítica de seu município e pelo exercício da participação democrática na discussão e decisão de questões relevantes para a comunidade.
- Propiciar espaço para vivência em situações de estudos e pesquisas, debates, negociações e escolhas, respeitando-se as diferentes opiniões.
- Incentivar o envolvimento da Câmara Municipal em atividades de Educação para a Cidadania.