terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Rosalba Ciarlini anuncia 10 secretários até o dia 20

A 24 dias de assumir o Executivo estadual, a governadora eleita Rosalba Ciarlini tarda na formação da equipe de primeiro escalão. Enquanto a presidente eleita Dilma Rousseff já anunciou vários nomes para o ministérios e diversos governadores já estão com os secretários anunciados, Rosalba Ciarlini prefere manter o sigilo e parece ter dificuldade de compor o secretariado. O único prazo até o momento foi dado ontem por ela: até o dia 20 anunciará o primeiro bloco de 10 secretários.

 Rosalba Ciarlini tem 
conversado com aliados sobre a formação da equipe do primeiro escalão                                              
Rosalba tem conversado com aliados sobre a formação da equipe do 1ºescalão

Um dos principais aliados da governadora eleita, o senador Garibaldi Filho admite que ainda não foi procurado por Rosalba para conversar sobre a equipe de auxiliares. “Ela ainda não me procurou. Mas soube que ela estará em Brasília essa semana, depois da reunião da CBF”, disse o senador do PMDB, em referência a reunião que a governadora eleita e os deputados federais terão hoje, no Rio de Janeiro, com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira.
Se com o peemedebista as conversas não foram nem iniciadas, com o senador José Agripino Maia, presidente estadual do DEM, as negociações estão bem adiantadas. “Tenho conversado com ela (Rosalba Ciarlini). Não falta diálogo comigo na apreciação dos quadros que vão compor o secretariado”, disse o senador.
Ele confirmou que está participando dos entendimentos. Mas terá indicações pessoais no secretariado? “A indicação minha é a indicação dela. Somos do mesmo partido”, respondeu o senador José Agripino Maia.
Sobre o prazo para anunciar o secretariado, o presidente estadual do DEM afirmou que caberá exclusivamente a governadora eleita. “O prazo é o dela”, frisou.
Além dos senadores José Agripino e Garibaldi Filho, outros líderes políticos também deverão ter indicações no secretariado de Rosalba Ciarlini. O deputado federal Betinho Rosado (DEM), cunhado de Rosalba, e o vice-governador eleito Robinson Faria (PMN) terão nomes a apontar para o primeiro escalão.
Procurada pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE, a governadora eleita Rosalba Ciarlini afirmou, através da Assessoria de Imprensa, que até o dia 20 anunciará um bloco de dez secretários. Atualmente, o Governo do Estado possui 23 órgãos da administração direta. A Assessoria não informou, no entanto, de onde serão as pastas a terem os primeiros titulares indicados.

Secretariado : Cotados para o primeiro escalão do governo Rosalba Ciarlini

Ana Tânia Sampaio
Enfermeira, ex-secretária municipal de Saúde, é cotada para a Secretaria Estadual de Saúde.

Ivonildo Rego
Reitor da UFRN por três mandatos, é cotado para a Secretaria de Educação.

Jaime Mariz
Professor da UFRN, ex-secretário estadual de Planejamento, é indicação de Garibaldi Filho e poderá ir para a presidência da Caern.

Obery Rodrigues
Assessor da senadora Rosalba Ciarlini, atual coordenador da equipe de transição, é cotado para ser secretário- chefe da Casa Civil.

Francisco Nunes
Ex-procurador- geral do Estado no governo Garibaldi Filho, é cotado para retornar ao cargo. O nome dele é indicação do deputado estadual José Dias.

Benito Gama
Foi deputado federal pela Bahia por quatro mandatos, cotado para a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico. Ele  é indicado do deputado federal Betinho Rosado.

Robinson Faria

Deputado Estadual, vice-governador eleito, poderá ser o secretário de Assistência Social.


Walter Gasi
Engenheiro, ex-presidente da Caern, é o nome indicado de Robinson Faria para integrar o primeiro escalão de Rosalba Ciarlini.
Coordenação entregue a Paulo de Tarso
O advogado Paulo de Tarso Fernandes é hoje uma peça chave para a equipe de 1º escalão da governadora eleita Rosalba Ciarlini. É dele a coordenação do trabalho para compor o time. Aliás, já no anúncio da equipe de transição, a governadora trazia o tom da importância do advogado para o trabalho no Executivo. Na época, ainda no mês de novembro, ela disse que Paulo de Tarso daria consultoria aos projetos da próxima administração.

Embora a governadora eleita ainda não tenha nem mesmo data do anúncio do secretariado, alguns nomes começam a ser cotados. O vice-governador eleito, Robinson Faria, poderá ocupar a Secretaria de Trabalho e Assistência Social. Ainda na época quando foi negociar a adesão a chapa, Faria colocou como exigência o fato de ser secretário, não se contentando apenas com a vice-governadoria. A ida para a pasta também seria uma forma de Robinson Faria executar o projeto Cidadão sem Fome, de autoria dele enquanto deputado estadual.

Outro nome apontado para o Governo Rosalba é o do ex-secretário estadual de Planejamento Jaime Mariz. Ele atuou no Executivo quando o hoje senador Garibaldi Filho estava no Governo. Caso aceite o convite para o secretariado, Mariz será da cota pessoal de Garibaldi Filho. A pasta a ser ocupada por Mariz é a Secretaria Estadual de Saúde.
Mas para essa pasta também é cotada a ex-secretária municipal de Saúde de Natal a enfermeira Ana Tânia Sampaio. O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ivonildo Rego, é cotado para a Secretaria de Educação. Um fator complicador é o fato dele também ser cotado para a Secretaria de Educação Profissional e Tecnologia.
Já o ex-presidente da Caern, Walter Gasi, poderá compor o secretariado de Rosalba Ciarlini. Ele é indicado do vice-governador eleito Robinson Faria. Mas o time de auxiliares da governadora eleita poderá não ficar restrito a potiguares. O ex-deputado federal da Bahia, Benito Gama, é cotado para ser nomeado. Ele foi secretário estadual de Indústria da Bahia e seria uma indicação do deputado federal Betinho Rosado.
O coordenador da equipe de transição, Obery Rodrigues, é tido como certo no secretariado de Rosalba Ciarlini. Ele atuou como secretário da Prefeitura de Mossoró na gestão da hoje senadora, era assessor de Rosalba no Senado e agora retorna ao Estado para o primeiro escalão do Executivo.
FONTE: TRIBUNA DO NORTE
POR: ANA RUTH DANTAS