terça-feira, 6 de setembro de 2011

ROSALBA DÁ CALOTE NOS PROFESSORES


Governo frustra trabalhadores com declaração de adiamento da implementação dos PCCRs

A governadora Rosalba Ciarlini anunciou que não implementará os Planos de Carreira previstos para setembro. Novidade? Desde o início da sua gestão, a Governadora protelou a resolução de impasses com o funcionalismo público estadual. As greves no início do ano e a tentativa de negociações não foram suficientes para mostrar para a gestora que o Estado se mantinha em dívida com os servidores.
Rosalba Ciarlini concedeu entrevista ao jornal Tribuna do Norte (edição de sábado, 3) e disse que o acordo que havia feito com os servidores, que estavam em greve, era de voltar a negociar as reivindicações no mês de setembro. Numa declaração estudada, como se estivesse apresentando a melhor resposta do mundo para os trabalhadores, disse que chamaria os representantes de cada categoria para discutir uma forma de resolver a questão.
Mais uma vez, a governadora anda na contramão das negociações, que para os funcionários haviam ficado claras: a implementação dos Planos começaria em setembro. Em tese, as negociações já haviam sido feitas. Com a declaração da governadora, ela quer fazer a população crer que os trabalhadores é que entenderam o recado de forma errada. Além disso, o discurso sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal voltou a ser usado pela gestora como justificativa para não pagar o que deve.
A declaração não agrada aos trabalhadores, isso é fato. As categorias se mobilizaram, gritaram, lutaram, dialogaram, apresentaram propostas, acreditavam ter havido um entendimento com o Governo. Quando o momento tão esperado por eles se aproxima, o governo joga um balde de água fria nas suas expectativas e faz desmoronar o pouco de credibilidade que ainda possuía junto aos servidores.
A coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso, diz que a decisão da governadora é um estimulo para que as categorias se mobilizem novamente em busca das reivindicações feitas. “Se essa declaração, de fato, se materializar será difícil manter uma relação de respeito e de credibilidade nestes próximos anos com o governo. Não iremos suportar essa relação de traição! Responderemos com luta e iremos cobrar na justiça o que ela nos deve.”, conclui a sindicalista.
Sinte discute pronunciamento da Governadora com a secretária de Educação

A direção do Sinte se reuniu com a secretária de educação do Estado, Betânia Ramalho, na manhã desta terça-feira (6). O Sindicato buscou o encontro após o adiamento da audiência que estava marcada para ontem. Na ocasião, não foi possível discutir a pauta que seria tratada na audiência, mas a direção questionou o pronunciamento da governadora sobre a não implementação dos Planos de Carreira neste mês de setembro.

Os dirigentes do Sindicato questionaram a secretária sobre o novo discurso da governadora Rosalba Ciarlini sobre a implementação dos Planos de Carreira, cujo acordo que pôs fim à greve dizia que eles começariam a ser pagos agora em setembro. A secretária informou que não havia sido avisada se a decisão se estenderia ao magistério e disse que se reunirá com a governadora para discutir a questão. Betânia Ramalho afirmou, ainda, que logo que entender como ficará a situação dos professores comunicará o Sindicato sobre tal.
A coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso, disse, no entanto, que a preocupação do Sindicato não estava restrita aos professores, mas que se estendia aos demais trabalhadores em Educação. Estes, sim, foram inclusos claramente no pronunciamento da governadora. A dirigente aproveitou para falar sobre o clima de desconfiança e de falta de credibilidade que o anúncio causou à categoria. “Nós do Sindicato não recebemos bem a notícia, muito menos a categoria, que já se mostra disposta a se mobilizar pela garantia do acordo que foi feito com o Estado”, disse a sindicalista.
Na última declaração que fez à imprensa sobre a implantação do restante dos Planos de Carreira do funcionalismo público estadual, a Governadora afirmou que o acordo feito era de que uma rodada de negociações seria iniciada em setembro, não o pagamento dos PCCRs.
Comissão
Durante a reunião, a direção do Sinte também cobrou a posse da Comissão de implementação dos pagamentos atrasados dos professores e a primeira reunião já está marcada: será na próxima sexta-feira (9).
Maratona
Durante todo o dia, a direção do Sinte continuará visitando as secretarias do Governo para buscar informações concretas sobre a implantação dos Planos e buscando audiência com os responsáveis pelas pastas. A próxima visita da direção será feita à Casa Civil, às 13h.

Fonte: sintern