quarta-feira, 22 de setembro de 2010

"FICA UERN em Nova Cruz" - CONCENSO AFINAL : Pela 1ª Vez,  Prefeito FLÁVIO AZEVEDO CONCORDA COM o Ex-Prefeito CID ARRUDA CÂMARA

O Reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN - Professor Milton Marques, veio nesta 3ª Feira, 21, à Nova Cruz para tratar da situação do Núcleo do Agreste dessa Entidade, em particular do Curso de Direito que, por falta de cumprimento por parte da Prefeitura Municipal de algumas cláusulas contratuais que estão impossiblitando a continuidade integral do mesmo.
Primeiramente participou de uma reunião, às 14:30 hs nas dependências do Nesa com uma representação da Comissão da Sociedade Civil Organizada. Na oportunidade foi relatado pelo Reitor um amplo relato sobre o que levou a UERN não oferecer o Vestibular de Direito para 2011. Munido de ampla documentação o Reitor comprovou que, apesar da negativa por parte da municipalidade, o Prefeito havia sido informado da situação e quais as medidas que teria que tomar para que tal medida não chegasse a acontecer. Ficou claro também que, por diversa vezes, foi tentada uma audiência com o Prefeito para equacionar o problema e que a UERN só tomou essa medida extrema, pela omissão do município.
A segunda reunião aconteceu às 16:30 hs na sede da Prefeitura Municipal de Nova Cruz, onde o Reitor se reuniu com o Prefeito Flávio Azevedo e sua equipe de auxiliares. Do lado de fora da Prefeitura, alunos, professores e Representantes do SINTE, se concentraram munidos de faixas e cartazes, inclusive promovendo um "abraço à Prefeitura" como sinal de protesto pela situação que se criou no nosso Núcleo da Uern.
O que tomamos conhecimento como resultado da reunião foi que o Prefeito Flávio Azevedo reconheceu que o município não vinha cumprindo o Convênio firmado com a UERN para seu pleno funcionamento e que iria à partir desse momento sanar todas as pendências para que tudo voltasse à normalidade.
Diante dessa nova posição do Prefeito, o Reitor Milton Marques, ficou de, na sua volta à Mossoró, se reunir com o Colegiado Superior da UERN e estudar a possiblidade de rever a posição com relação ao Vestibular do Curso de Direito para 2011 e que seja possível ainda realizado.
Conversando com setores da imprensa novacruzense o Reitor disse que a UERN veio para Nova Cruz para ficar e que para que isso aconteça tem que, como Núcleo, é necessário a parceria com o município.Sobre a proposta defendida pelo Ex-Prefeito Cid Arruda Câmara, quando de recente Audiência Pública realizada na Câmara de Vereadores, para atransformação do Núcleo em Campus, ele concordou com a mesma e disse que essa era a solução definitiva, já que com isso o Governo do Estado ficaria com a responsabilidade acadêmica e financeira de manutenção da UERN/Nova Cruz, mas que essa era uma decisão política já que envolvem aspectos de ordem orçamentária da ordem de R$ 9,5 milhões. Como pessoa ligada à Nova Cruz o Reitor disse que, da parte dele, encorajava essa nova luta, pois é uma reividicação plausível de se realizar já que a UERN, tem atualmente 06 ( seis ) Campus Universitários distribuídos entre Natal, Mossoró e cidades-pólos do Estado.
O que ficou definido ontem nessa reunião do Reitor com o Prefeito foi exatamente o que foi pregado pelo Ex-Prefeito Cid Arruda Câmara na Audiência Pública e que ficou conhecida como o SE VIRA NOS 3O, já que a Mesa Diretora dos Trabalhos, comandada pelo Presidente da Casa, Vereador Antonio Gomes, limitou em 30 segundos o tempo par Cid expor sua prposta que foi :
"- O Prefeito Flávio Azevedo cumprir o Convênio firmado na sua integridae com a UERN até o seu final que acontecerá em 2011
- Que o Núcleo seja transformado em Campus Universitário da UERN, possibiltando, dessa forma que custeado totalmente pelo Estado do Rio Grande do Norte."
Agora o que se espera é que as coisas voltem ao normal e que o Prefeito Flávio Azevedo cumpra essa sua promessa de dar o apoio necessário para o funcionamento do Núcleo, já que foi por falta dessa apoio que tudo isso veio à tona.
A participação do ex-Prefeito Cid Arruda Câmara que foi aceita até pelo Prefeito Flávio Azevedo pode ser vista aqui : http://www.youtube.com/watch?v=HooSLTpa3SQ