terça-feira, 17 de setembro de 2013

PREFEITOS DE NOVA CRUZ DE 1919 AOS DIAS ATUAIS



 
 MATÉRIA PUBLICADA A PEDIDO DE PROFESSORES COLEGAS DA ESCOLA MODELO, PARA PESQUISA. PUBLICAMOS PARTE DESTE MATERIAL, QUANDO DA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE NOVA CRUZ EM DEZEMBRO DE 2011 E 2012. TAÍ AMIGOS PARA PESQUISAREM QUEM FORAM OS PREFEITOS DE NOSSA CIDADE

CID ARRUDA CÂMARA 
ATUAL PREFEITO DE NOVA CRUZ EM SEU 3º MANDATO E O QUARTO NOME DA FAMÍLIA ARRUDA CÂMARA A OCUPAR A CADEIRA DE PREFEITO. ANTES SEU AVÔ, SEU PAI E SUA MÃE FORAM TAMBÉM PREFEITOS DE NOVA CRUZ


Os pioneiros na política
Os pioneiros na política nova-cruzense, foram justamente os primeiros prefeitos intendente e os nomeados:
PREFEITOS INTENDENTES:
Odilon Amâncio Ramalho (1919 á 1923),
Nestor Marinho (1924 á 1926).
Tanto Odilon Amâncio como Nestor Marinho deram os primeiros passos na administração de um novo município. Não tenho dados sobre alguma homenagem a Odilon Amâncio, mais Nestor Marinho fez uma grande administração, a ponto de ter sido homenageado com nome em rua e em escola importante de Nova Cruz.
PREFEITOS NOMEADOS:
Mário Manso (1927 á 1929),
Antônio Arruda Câmara (1930 á 1934),
Mário Gadelha Simas (1935 á 1937),
Mário Manso – 2ª vez (1938 á 1941),
Major Severino Elias (1942 á 1944),
Antônio Arruda Câmara – 2ª vez (1945 á 1947).
Mário manso foi prefeito por duas vezes, tendo uma certa dificuldade em sua primeira administração mais fez uma administração excelente em sua segunda vez, tendo Nova Cruz começado a ter seus primeiros empreendimentos.
Antônio Arruda Câmara também por duas vezes prefeito fez uma administração voltada para o início das construções em Nova Cruz. As principais foram:
Construiu o prédio da prefeitura, o cemitério, o reservatório de água, o açougue público, o cacimbão, o açude recreio, diversos reservatórios de água na zona rural.
A grande homenagem ao principal nome da política de Nova Cruz no início de tudo sobre administrar, o Sr Antônio Arruda Câmara, foi ter o prédio da prefeitura reformado e ampliado com mais um piso ou andar, na administração Targino Pereira Neto (1989 á 1992), até então adversário da família Arruda Câmara, e ter denominado PALÁCIO ANTONIO ARRUDA CÃMARA com homenagem em placa simbólica no patamar do prédio e no hall de entrada da prefeitura.
PREFEITOS ELEITOS:
Lauro Arruda Câmara, primeiro prefeito eleito (1948 á 1950),
Lauro Arruda eleito prefeito administrou por dois anos e depois foi eleito Deputado Estadual com a maior votação do Estado.
Adauto de Carvalho (1950 á 1952),
Ormildo Matos (1953 á 1957),
Ornildo Matos teve como marca em sua administração, o setor de saúde, em que o mesmo era médico e não deixou de atuar em sua área.
Joanita Arruda Câmara, primeira mulher eleita (1958 à 1962).
Joanita Arruda Câmara, prefeita eleita pelo antigo PSD ficou conhecido como “Mãe dos pobres” ou “Mãe gorda”, tinha uma marca forte de administrar Nova Cruz, tendo como bandeira a luta pelo social pelos mais pobres. Uma dignidade de pessoa e muito religiosa.
A política dos anos 60, 70 e 80:
PREFEITOS DE 1962 Á 1988
José Peixoto Mariano (1963 á 1967),
Severino Augusto de Morais (1968 á 1972),
José Peixoto Mariano (1973 á 1977),
Luiz Moreira Neto (1978 á 1982),
José Peixoto Mariano (1983 á 1988).
Os anos 60 foram marcados pelo fim das disputas entre UDN e PSD, dando abertura a outras como as entre PDC e o MDB (dissidência do PSD), começava a se destacar o jovem José Peixoto Mariano e a fazer seus sucessores na prefeitura, contando com um aliado muito forte na época que era os tempos da ditadura militar e dos governadores biônicos (governadores que não eram eleitos pelo voto direto). José Peixoto elegeu-se por três vezes, fazendo sucessores como Severino Augusto e Luiz Moreira Neto.
As disputas neste período se centralizavam entre candidatos da ARENA (Aliança Renovadora Nacional), que defendia a Ditadura Militar e o MDB (Movimento Democrático Brasileiro). Desses partidos surgiram o PDS – Partido Democrático Social (antiga Arena) e MDB virou PMDB – Partido do Movimento Democrático Social.
Em 1968, Severino Augusto de Morais (ARENA) foi eleito Prefeito, tendo José de Arimatéia como vice-prefeito que em 1972 rompe com o grupo de José Peixoto para ser o candidato a Prefeito pelo MDB, contra o candidato da Arena, que era novamente José Peixoto Mariano. José de Arimatéia perde a eleição para José Peixoto que vai para seu segundo mandato.
Em 1978 Peixoto faz seu sucessor. É eleito Luiz Moreira Neto (ARENA), Luizinho como era conhecido, tendo o Sr. Antonio Matias da Costa como vice-prefeito. Luizinho havia derrotado o Sr. João Agripino (MDB) e Geraldo Guerra como vice-prefeito.
Os anos 80 começavam as reformas partidárias, mesmo que devagar, surgem novos partidos, dissidências novamente. Surge: o PT, a reafirmação de PCB, a ARENA passa a ser PDS e o MDB passa a ser PMDB. Para 1982 surge a candidatura, novamente de José Peixoto Mariano pelo PDS 1, tendo Anselmo Augusto como vice. E um novo nome na política de Nova Cruz, o Dr. Targino Pereira da Costa Neto, promotor de justiça, tinha sido prefeito em duas cidades no vizinho Estado da Paraíba, em Araruna e Tacima, na década de 70 e nos tempos atuais, mais duas vezes em Campo de Santana, antiga Tacima (2008 á cumprir até 2012), como candidato do PDS 2, TENDO João Agripino como vice (na época podia se ter duas candidaturas pelo mesmo partido).
A oposição no caso o PMDB 1 tinham Geraldo Gerra e PMDB 2 Rivaldo Garcia. José Peixoto Mariano é eleito pela terceira vez, tempos depois Targino Pereira se filia ao PMBD.
O INUSITADO:
As siglas PDS 1 levava o nº 15 e PDS 2 levava o nº 16. Já o PMDB 1 era 55 e o PMDB 2 era 56
As administrações deste período não passavam por fiscalizações e não existiam leis que regulamentassem a eficácia na aplicação de recursos. Com relação ás eleições, até hoje se comenta como era o sistema de votação, na base da cédula eleitoral e em títulos eleitorais com facilidade de cometer irregularidades como “defunto votar”, etc.
Estes prefeitos entre 1962 e 1988 tiveram sua importância na administração de Nova Cruz, mesmo porque qualquer prática administrativa era praxe da época em todo o Brasil.
Targino Pereira da Costa Neto (1989 á 1992) tendo como vice-prefeito José de Arimatéa
Wandir Ernesto de Andrade (1993 á 1996) tendo como vice-prefeito FLávia Azevedo Rodrigues de Aquino.
Germana de Azevedo Targino (1997 á 2000) tendo como vice-prefeita Iracema.
Cid Arruda Câmara (2001 á 2004) tendo como vice-prefeito Max Andrade (1º Mandato).
Cid Arruda chega a ser eleito, derrotando Flávio Azevedo em uma luta política de Três insucessos.
Cid Arruda Câmara (2005 á 2008) tendo como vice-prefeito Max Andrade (2º Mandato).
Cid volta a derrotar Flávio Azevedo em sua reeleição e torna-se o primeiro prefeito reeleito pelo voto direto e o primeiro na era da votação totalmente eletrônica.
Cid não conseguiu fazer o seu sucessor, teve como candidato o Senhor Germano de Azevedo Targino que foi derrotado por Flávio Azevedo.
Flávio Azevedo Rodrigues de Aquino (2009 á 2012) tendo como vice-prefeito João Paulo de Andrade.
Flávio chega a sua eleição após duas derrotas para Cid Arruda e com uma maioria de votos expressiva sobre seu opositor e primo Germano Targino. Foram 2603 votos de maioria sobre Germano Targino, mesmo assim há uma decepção em sua administração, pois Flávio não consegue realizar uma administração compatível com os anseios do povo de Nova Cruz.
Cid Arruda Câmara em 2012 é eleitor pela 3ª vez, tendo como vice-prefeita Monique Tragino e derrotando Flávio Azevedo que era candidato a reeleição com uma maioria 2544 votos.

IMAGEM: INDICE E ARQUIVO DE CID ARRUDA CÂMARA 
FONTE: MATERIAS DO PRÓPRIO BLOG DEZEMBRO DE 2011 E 2012