sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

100 anos da Diocese tem homenagem da AL

O centenário da Diocese de Natal e os 90 anos do Seminário São Pedro foram comemorados pela Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira (9). A iniciativa da homenagem, realizada em sessão solene no plenário da Casa, foi dos deputados José Dias e Robinson Faria, presidente do Legislativo estadual.

A Diocese foi fundada em 1909. Algumas décadas mais tarde, em 1952, virou Arquidiocese. Uma das iniciativas da Arquidiocese de Natal que mais deu frutos foi a Campanha da Fraternidade, que começou em 1962, com a idéia do então administrador apostólico Dom Eugênio Salles de realizar uma coleta de recursos para os pobres. Hoje, a campanha é feita pela Igreja Católica no país inteiro, e desperta a solidariedade de milhões de fiéis.


O deputado Robinson Faria entregou a placa comemorativa ao Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício. Para receber a placa em homenagem ao Seminário São Pedro, entregue por José Dias, foi escolhido o padre Valtair Lira, reitor da instituição. O historiador da Arquidiocese de Natal, Monsenhor Francisco de Assis Pereira, falou sobre o número crescente de dioceses no Brasil: de 12 no início da República, para 272 atualmente.



Em seu discurso, o deputado José Dias relembrou a participação da Assembleia Legislativa na construção do que, para ele, é o mais belo templo religioso do estado, a Basílica dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, no bairro de Nazaré. “Foi a primeira vez que a Assembleia Legislativa se uniu para construir um monumento religioso. Todas as emendas para essa obra tiveram participação desta Casa”, afirmou.

Fonte: Site Robinsonfaria.com

Foto: Morais Neto

Nenhum comentário: