domingo, 30 de janeiro de 2011

AÇÚDE EM REPAROS


Tangará: DNOCS construiu açude, mas não fez reparos
DNIT, DER e Batalhão de Engenharia cederam equipamentos para obras emergenciais no reservatório d’água que, segundo Defesa Civil, pode romper.
Prefeito de Tangará acompanha obras no Açude Guarita.


Curiosos se arriscam para ver erosões no açude de Tangará
Açude em Tangará pode romper a qualquer momento
Com capacidade para quase 5,5 milhões de metros cúbicos, o açude Guarita foi construído no município de Tangará, em 1947, pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), segundo informou o prefeito da cidade, Jorge Bezerra, ao Nominuto.com. O açude fica localizado na propriedade do prefeito.

O mesmo órgão federal que, segundo o gestor de Tangará, foi responsável pela construção do reservatório d’água, não encaminhou, até agora, uma máquina sequer para os reparos emergenciais que estão sendo feitos com o intuito de que o açude não rompa. Segundo a Defesa Civil do município, há o risco de ruptura da parede, que está comprometida devido à forte erosão.

“O DNOCS não forneceu nenhum equipamento, só a parte técnica. Uns técnicos vieram aqui e deram umas orientações”, disse o prefeito que, logo após a chuva que caiu na madrugada de segunda-feira (24), providenciou um trator, alugado pela Prefeitura, para iniciar os reparos. Em seguida, Jorge Bezerra acionou a Defesa Civil estadual e decretou estado de calamidade pública.

Na tarde deste sábado (29), nossa reportagem esteve no açude e verificou que estavam no local em funcionamento um trator do Batalhão de Engenharia de Caicó e uma retroescavadeira hidráulica do Departamento de Estradas de Rodagens (DER).

O DER, por exemplo, não é responsável por açudes, inclusive, nem tem verba para essa destinação, segundo nos informou o diretor de obras e operações do Departamento, Jonas Barbosa.

Apesar de também não ter responsabilidade sobre reservatórios d´água, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está ajudando. Neste domingo (30), devem chegar ao açude um trator, uma retroescavadeira tipo PC e quatro caçambas. Tudo enviado pelo DNIT, que, assim como o DNOCS, é um órgão federal.

Sobre o DNOCS
O diretor-geral do DNOCS, Elias Fernandes, é uma indicação do líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves. Indicação, inclusive, antiga e que agora foi renovada no cargo nesta nova gestão federal.