domingo, 10 de janeiro de 2010

MUDAM TUDO. OU NÃO

POR QUEM OPTAR EM NOVA CRUZ...
VÃO FICAR NOS CARGOS E APOIAR O FUTURO GOVERNADOR...
VÃO PARA ONDE O DEPUTADO ROBINSON FARIA FOR...

TÁ NA TRIBUNA DO NORTE
Iberê Ferreira começa a formar secretariado
Há menos de quatro meses de assumir o comando do Executivo Estadual, previsto para abril deste ano, o vice-governador Iberê Ferreira de Sousa (PSB) começa a desenhar sua equipe de auxiliares. Alguns nomes estão praticamente confirmados, mas persiste ainda a dúvida sobre os ocupantes dos comandos dos 20 principais órgãos do chamado primeiro escalão – ao todo são 21, mas a vice-governadoria ficará, de abril a dezembro, desativada. Iberê teria definido substituições em três órgão: a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed); de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e da Saúde Pública (Sesap). Esta última carece de um nome formalizado, mas já estaria sendo analisada como da cota do deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB).


Iberê Ferreira de Souza evita assumir, publicamente, definições de nomes para o 1º escalão



Considerada pelo próprio vice-governador prioridade absoluta, a Secretaria de Segurança deverá ter o comando do desembargador Cristóvam Praxedes, tendo este já confirmado o convite recebido (ver retranca). A Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, pasta onde o próprio Iberê ocupa hoje a titularidade, deverá ser ocupada pelo engenheiro Lázaro Mangabeira.

Alguns nomes do atual secretariado da governadora Wilma de Faria (PSB) serão mantidos e entre eles poderá estar o titular de Planejamento, Nelson Tavares. Em caso de substituição na Seplan, o atual diretor-geral da Emater, Luiz Cláudio Macêdo, o ‘Chopp’, é forte cotado, no entanto, pessoa de considerável influência junto à Iberê, este também é cogitado para o Gabinete Civil. O secretário de Turismo, Fernando Fernandes, principal articulador do Governo do Estado junto aos trabalhos de Natal como sede da Copa do Mundo de 2014, também deverá ser poupado. Não há notícias, também, sobre possível modificação na Sejuc, sob o comando de Leonardo Arruda.

As mudanças entre os auxiliares de primeiro escalão serão motivadas também pelo período de desincompatibilidade exigido pela legislação eleitoral para quem deseja ser candidato ao pleito de 2010. O secretário chefe do Gabinete Civil, Vagner Araújo, disputará uma vaga para deputado federal. Já o presidente da Empresa Potiguar de Turismo, Cláudio Porpino, tentará ingressar na Assembléia Legislativa.

Em pleno descompasso com os governistas, sobretudo com a ala de Iberê Ferreira, o deputado licenciado Raimundo Fernandes, atual secretário de Articulação com os Municípios, deve deixar o cargo. Como deseja “pressa” na execução dos projetos, os novos secretários estaduais deverão ser empossados ainda na gestão de Wilma de Faria. Procurado pela TRIBUNA DO NORTE, o vice-governador Iberê Ferreira evitou falar em convites para secretários. “Só poderia fazer qualquer convite quando estiver no cargo. A governadora é Wilma de Faria, ela que nomeia os auxiliares”, disse o vice-governador.

Desembargador é cotado para a Secretaria de Segurança

Considerada prioridade número um pelo vice-governador Iberê Ferreira de Souza, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social deverá ser ocupada pelo desembargador Cristóvam Praxedes. O magistrado do Tribunal de Justiça confirmou na última sexta-feira à TRIBUNA DO NORTE que recebeu o convite do futuro governador para ocupar a pasta atualmente sob o comando do delegado Agripino Neto. “Recebi o convite, mas estou estudando. Até o início de fevereiro decidirei”, disse o desembargador, ao ser procurado pela reportagem. Embora ponderado, fontes próximas ao Governo asseguram que Praxedes já deu o sinal verde para assumir a Segurança e Defesa Social.

Cristóvam Praxedes se aposentará do cargo de desembargador no final do mês de janeiro e já em fevereiro poderá ser empossado como auxiliar de primeiro escalão do Executivo estadual. Juiz de Direito por mais de vinte anos, o desembargador ficou conhecido, sobretudo quando atuava no município de Currais Novos, e em diversas Comarcas da região do Seridó, por impor o respeito e agir com rigidez. Há dez anos, Praxedes foi nomeado desembargador no TJ pelo critério de antiguidade. Na magistratura, atua desde 1970, quando foi juiz em São Miguel. Quando corregedor do Tribunal de Justiça, nos anos de 2007 e 2008, ficou conhecido por instituir o ponto de presença dos juízes de todas as Comarcas do Rio Grande do Norte, o que motivou o descontentamento dos magistrados. Reza a lenda que o desembargador chegava a telefonar para os fóruns no intuito de verificar a presença dos juízes nos locais de trabalho.

A saída do delegado Agripino Neto, por outro lado, não tem causado estranhamento, já que há alguns meses vem se somando um desgaste junto à governadora Wilma de Faria. Setores do Governo não entendem como se dispõe instrumentos para sanar o problema e as estrategias de combate não estão surtindo efeito.

Vice-governador articula acomodações políticas

O secretariado de Iberê Ferreira trará também acomodações políticas. A Secretaria Estadual de Saúde, hoje ocupada por George Antunes, será uma indicação do deputado federal Henrique Eduardo Alves, presidente estadual do PMDB. O primeiro nome para o cargo foi o professor Jaime Mariz, ex-secretário estadual de Planejamento. Mariz, no entanto, não aceitou, e o vice-governador buscará outra indicação do líder peemedebista. A pasta da saúde pública é indicada como uma das prioridades para a gestão que começa a partir de abril deste ano.

Por outro lado, Iberê Ferreirra de Souza também estaria com pressa para exonerar os indicados do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Robinson Faria (PMN), que ainda permanecem em setores do Governo do Estado.

Além de Raimundo Fernandes, que já anunciou sua saída, também é da cota do PMN o diretor-geral da Caern, Walter Gasi. Em esferas menores, as especulações apontam também para modificações em órgãos espalhados da região Agreste. Acredita-se que o líder da AL detenha todos os cargos pertencentes à administração Wilma de Faria nas cidades da região.

Alguns nomes já apontados como cotados pela imprensa como sendo possíveis auxiliares do Governo de Iberê Ferreira podem não ser confirmados. É o caso de Sérgio Paganini, que foi secretário de Planejamento quando Aldo Tinôco Filho estava na Prefeitura de Natal.
Fonte: tribunadonorte

Nenhum comentário: